quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Seletiva Nacional de Base foi primeira competição gerida pelo Zempo há um ano

A realização da Seletiva Nacional de Base 2013 em Vitória da próxima quinta, 28 de novembro, até domingo, primeiro de dezembro, no ginásio Tancredão marcará um ano da primeira vez que o Zempo foi usado para gerir uma competição, justamente a edição de 2012 do certame. Nesses quase doze meses – o torneio do ano passado aconteceu de seis a nove de dezembro – foram realizadas 150 competições e mais uma já está cadastrada para os próximos dias. De todas essas, apenas 15 foram organizadas pela Confederação Brasileira de Judô. Entre os eventos estão campeonatos estaduais, nacionais, estudantis, internacionais, individuais e por equipes.

“O Zempo passou por uma evolução muito grande nesse tempo. Cresceu em tamanho e importância. Naquela época, eu disse que seria preciso um tempo para se adaptar à nova ferramenta e hoje posso dizer que essa adaptação já aconteceu. Mais do que isso, o Zempo se tornou essencial nos eventos organizados por nós da CBJ mas também pelas Federações Estaduais e estrangeiras e clubes”, disse Robnelson Ferreira, gestor técnico nacional e de eventos.

A média superior a 12 competições por mês impressiona mas outros números também podem mostrar a grandeza do sistema. São atualmente mais 9100 atletas federados registrados, outros 1219 “avulsos” (atletas não-federados mas que podem participar de competições como Jogos Escolares e Jogos Abertos) e 600 estrangeiros. Ou seja, o número só de atletas cadastrados ultrapassa 10 mil. Ainda temos 447 técnicos, 638 árbitros, 51 colaboradores da CBJ e 910 clubes de todo o Brasil. Um banco de dados impressionante e que continua crescendo.

E o Zempo não está apenas limitado à gestão de competições. Há também o sistema de placar, sistema de comunicação interna (Dojô), dentre outras funcionalidades. Uma das maiores facilidades é poder acompanhar o andamento das chaves em tempo real.

“O sistema é simples e eficiente, bem fácil de seu manuseado. Uma das exigências que vamos a organização de eventos terá, daqui em diante, é que o Ginásio tenha um bom link de internet disponível para que possamos desfrutar do sistema”, disse o coordenador de TI e eventos da Federação Alagoana de Judô, Júlio Mota.

Para os praticantes e fãs do judô terem acesso ao sistema, basta solicitar o seu cadastro ao seu clube ou à sua Federação. Entre as facilidades proporcionadas pelo Zempo estão diversos tipos de relatórios. Graças ao sistema, é possível saber que a Seletiva Nacional de Base teve 757 atletas pré-inscritos, sendo 489 no masculino e 268 no feminino de 23 Estados e do Distrito Federal. São 244 no Sub 18 masculino, 158 no Sub 18 feminino, 245 no Sub 21 masculino e 110 no Sub 21 feminino.

As categoria mais cheias são a meio leve (60kg) do sub 21 masculino com 54 atletas, a ligeiro (55kg) do sub 21 masculino com 46, e a ligeiro (55kg) do sub 21 masculino com 45. As com menos atletas são a pesada (+78kg) do sub 21 feminino com 4 atletas, a pesada (+90kg) do sub 18 masculino, a pesada (+100kg) do sub 21 masculino e a meio pesada (78kg) do sub 21 feminino com 8 atletas cada. O Estado com mais judocas inscritos é São Paulo com 258, seguido pelo Rio de Janeiro com 142 e Mato Grosso do Sul com 47. Em termos de clubes representados, São Paulo lidera novamente com 58 agremiações pré-inscritas, seguida por Rio de Janeiro com 20 e Paraná com 14.

O credenciamento acontece durante das 13 às 17 horas de quarta-feira. O sorteio das chaves do Sub 18 feminino e masculino será 19 horas. Na quinta-feira, sobem ao tatame os atletas do sub 18 masculino e na sexta, as do sub 18 feminino. As chaves do sub 21 serão sorteadas também na sexta, 29/11, às 19h30. No sábado, competem os homens do sub 21 e no domingo, as mulheres do sub 21. Os combates serão realizados a partir das 9 da manhã no ginásio Tancredão.


Creditos: www.cbj.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário